PLANO DE AULA
Escola Municipal Prof.ª Amélia Freire Gomes
Atividade 2.6
Formador: Elisângela
Componentes do grupo:
Rosimeire
Walkiria
ESTRUTURA CURRICULAR
Componente Curricular
Modalidade/Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Ciências Os animais
Educação Infantil Coordenação domésticos e selvagens
Educação Infantil movimento
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá aprender conhecer os animais domésticos e os animais selvagens típicos da região centro-oeste
Duração das atividades
As atividades serão divididas em quatro etapas com duração de três horas cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ao propormos a contação da historia dos animais e de certa forma é possível nos expressar, nos traz contentamento e uma assimilação do nosso tema trabalhado. Além disso, o uso de recursos tecnológicos é importante na aprendizagem na educação infantil.
Estratégias e recursos da aula
Serão utilizadas melodias e letras conhecidas pelas crianças, também serão apresentadas novas canções, ampliando seu vocabulário, procurando desenvolver movimentos rítmicos e harmoniosos, estimulando os gestos e as expressões corporais. Serão utilizados mascaras dos animais confeccionados pelos mesmos. Também serão utilizados a fermenta de produtividade, como o Power Point, e os jogos educacionais existente no computador da escola.
1° aula: (sala de aula)CONTANDO HISTORIA
Neste primeiro momento os alunos foram instigados a comentar sobre os animais, onde viviam?Se eles tinham algum animal e quais os perigos que eles traziam para o ser humano?Após os comentários foram introduzida a contação de história com o tema “A Porquinha Nina” e o “Ursinho memel”, Nesta etapa foram questionados onde vivem?Quais os animais perigosos e quais os domésticos? Animais em extinção?O que fazer para protegê-los? De acordo com a contação, foram também cantadas canções como:
Música (As Crianças e Os Animais)
Abelhudos
P de patoG de gato
A de animal de estimação
Cachorro, coelho e outros que a mamãe sempre diz não
Porque estão aqui e ali, entre o cocô e o xixi
A de animal de estimação
M de muito mais feliz
Se, se, se, se, seria genial
Ver o mundo com os olhos do animal
E livre, bem livre
Brincar com o vento
Haveria um pouco mais de paz
Se esse M de mundo fosse
A de amigo, amigo
Como as crianças e os animais
Ê, ô, ê, ô...
P de pato
G de gato
A de animal de estimação
Cachorro, coelho e outros que a mamãe sempre diz não
Porque estão aqui e ali, entre o cocô e o xixi
A de animal de estimação
M de muito mais feliz
Se, se, se, se, seria genial
Ver o mundo com os olhos do animal
E livre, bem livre
Brincar com o vento
Haveria um pouco mais de paz
Se esse M de mundo fosse
A de amigo, amigo
Como as crianças e os animais
Ê, ô, ê, ô...
2° aula: (sala de aula)
Esta aula foi bastante criativa, o envolvimento estava muito além do esperado, os alunos criaram desenhos de seus animais de estimação,para estimular a coordenação motora, raciocínio, percepção e a arte.
3ªaula: (Sala de informática)
A partir da terceira aula os alunos com conhecimento adquirido aprofundaram a pesquisa sobre os animais utilizando a internet como auxílio. Foram adotadas diferentes estratégias para estimular a exploração, dentre deles o Power Point, e os jogos educacionais, do Linux. A participação de todos foi excelente, eles se mostraram participativo, criativos, cheio de vontade de aprender de maneira clara e divertida, com isso o tema foi debatido com o grupo e isso possibilitou a compreensão do tema proposto. Ao invés de memorizar os conhecimentos, os alunos foram induzidos a compreensão, ao raciocínio a discussão e criações transformando assim, uma educação ampla e dinâmica.
4ªaula: sala de aula
Para que o trabalho fosse realizado com êxito foram confeccionados mascaras de animais domésticos como os porquinhos e assim foi feito também um pequeno teatro com a turma. Neste momento foi mostrado a importância dos animais e o cuidado com os animais.
4ªaula:(sala de aula)
Para finalizar os alunos recortaram figuras de revistas e montaram um painel para que isso significasse a importância dos animais em nossas vidas
AVALIAÇÃO
A avaliação foi realizada a partir de observações, atividades, interação, atitudes, e interesses.
Respeitando os valores e faixa etária de cada um, a escola e um componente do processo ensino aprendizado, uma tarefa que não se resume nas realizações de provas e atribuições de notas
Portanto, cada um já trás seu conhecimento, de sua vivência cotidiana e isto influência em sua vida escolar.
fOI MUITO LEGAL, FAZER ESSA AULA COM OS ALUNOS ELES SE MOSTRARAM MUITO ENVOLVIDOS COM A TEMATICA.
ResponderExcluir