Atividades do Curso Pitec 40h “Elaboração de Projetos”

"REFLETINDO SOBRE ALGUMAS QUESTÕES"


Multidisciplinaridade: Esse conceito trata de um tema envolvendo diferentes disciplinas.Nesse sentido, esse sistema funciona em um único nível hierárquico, estando ausente a cooperação sistemática entre os diversos campos disciplinares.

Pluridisciplinaridade: Nesse conceito os objetivos aqui são comuns, podendo existir algum grau de cooperação entre as disciplinas.Contudo, envolve campos disciplinares situados num mesmo nível hierárquico, o que possibilita o estudo de uma mesma e única disciplina por várias disciplinas ao mesmo tempo.

 Transdisciplinaridade: a cooperação entre as várias matérias é tanta, que não dá mais para separá-las: acaba surgindo uma nova "macrodisciplina". Um exemplo de transdisciplinaridade são as grandes teorias explicativas do funcionamento das sociedades. Ou seja, a coordenação do conhecimento em um sistema lógico, que permite o livre transito de um campo de saber para o outro,ultrapassando a concepção de disciplina e enfatizando o desenvolvimento de todas as nuaces e aspectos do comportamento humano.

 Interdisciplinaridade: estabelecem uma interação entre duas ou mais disciplinas O ensino baseado na interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem muito mais estruturada e rica, pois os conceitos estão organizados,e as estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias disciplinas, voltadas para o interesse comum.


Comentários

Postagens mais visitadas